SEO - Análise de dadosnalise

Você já tem seu site por um tempinho e também passou algumas horas trabalhando na otimização dele. Portanto, tudo deveria estar indo conforme o planejado, não é? Mas se ainda tiver espaço para melhorias? Quer ter certeza que todos os seus esforços produzem os resultados desejados?

Vamos voltar ao primeiro artigo desta série para lembrar que SEO não é um sprint, mas sim uma maratona. Ao você criar um ótimo conteúdo e trabalhar incansavelmente na promoção do seu site, deve também acompanhar e analisar com regularidade como as pessoas reais interagem com ele. Só assim você poderá avaliar o que funciona ou não, e ajustar seu plano.

Conheça os visitantes do seu site

Você pode usar as estatísticas do site para avaliar o seu desempenho. Webnode oferece estatísticas simples, ideais para acompanhar a tendência geral do site, antes dos números individuais. O gráfico de desempenho está subindo? Muito provavelmente está no caminho certo e deve continuar com o trabalho que está fazendo. Se o gráfico parecer estagnado, há espaço para melhorias e experimentos. Você vê uma tendência decrescente? Não é preciso explicar o que significam números em declínio.

Se quiser examinar mais de perto os números individuais, é bom acompanhar todas as visitas com o Google Analytics. Essa ferramenta gratuita pode ajudá-lo a identificar o motivo por trás dos números baixos. Recentemente, publicamos dois artigos explicando em detalhe o que exatamente você pode acompanhar no Google Analytics e como filtrar os dados para extrair informações úteis.

Essas informações podem dizer-lhe de onde vêm os seus visitantes, que tipo de dispositivos eles usam, em que horário eles estão mais ativos e se o conteúdo que você considera melhor tem um bom desempenho de verdade. Sabendo tudo isso, você poderá atualizar seu site, mídia social ou até mesmo publicidade paga. Você pode chegar à conclusão de que um blog trará mais visitantes ou poderá realizar um teste A/B com as suas campanhas de publicidade. Uma simples alteração de título e/ou descrição de uma página de baixo desempenho poderá melhorar rapidamente a sua taxa de cliques (CTR). A única regra é não alterar mais de uma coisa de vez em uma página. Caso contrário, você não saberá qual das mudanças teve o efeito.

Outras ferramentas para análise de dados

Além de aprender mais sobre os seus visitantes e analisar tráfego de site, também é importante verificar regularmente como o Google avalia seu site nos resultados de pesquisa. Para isso, você pode usar Google Search Console. Resumimos os principais benefícios dessa ferramenta no artigo anterior sobre como colocar um site nos buscadores.

Por fim, como nunca há dados em excesso, existem ferramentas para monitorar o comportamento de visitantes em sites. Ao usar o recurso, você pode observar onde os visitantes apontam o mouse, em que elementos clicam ou se rolam a página até ao final. Se quiser obter essas informações, instale o Smartlook no seu site Webnode.

Analise, ajuste e analise de novo

Simplificando, é melhor analisar pelo menos alguma coisa do que não fazer absolutamente nada. Mesmo as estatísticas mais simples podem oferecer informações úteis e ajudá-lo com a atualização ou criação de um novo conteúdo. Portanto, não se esqueça de ficar de olho nos visitantes e no Google.

  1. Noções básicas
  2. Por onde começar - conteúdo, público-alvo, concorrentes e domínio
  3. Configurando site LMConsultoria - título, descrição e palavras-chave
  4. Links no seu site
  5. Como colocar site nos buscadores
  6. Redes sociais e outros meios de divulgação do site
  7. Análise de dados: Saiba quem são seus visitantes
  8. O que é indexação mobile-first

Acha que é importante acompanhar regularmente o que está acontecendo com seu site? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.